Felipe Dib: exemplo de empreendedorismo jovem na internet
Felipe Dib tem 27 anos e um projeto de alcance mundial. O empreendedorismo entrou na vida do professor de Relações Internacionais após um acidente que o fez repensar a vida. O site Você Aprende Agora, foi criado há 4 anos e, com aulas de 3 minutos, ensina a língua inglesa de forma inovadora para pessoas do Brasil inteiro.
Atualmente, a startup de sucesso foi inserida em alguns países da América do Sul e já participou de Congressos de Empreendedorismo reconhecidos no mundo inteiro. O Transamerica Expo Center conversou com o jovem, que fala sobre o empreendedorismo nos dias atuais e o universo corporativo na era da tecnologia. Abaixo, ele ensina os segredos para ser mais produtivo e gerar um negócio de sucesso.
Como surgiu a ideia de criar o “Você aprende Agora”?
Eu fiz o Você Aprende Agora após sobreviver a um acidente de carro em Mato Grosso do Sul. Nesse momento, eu parei pra pensar no que eu poderia fazer para agradecer pela minha vida e então, eu como professor de inglês há 10 anos, tive a ideia de começar a compartilhar aulas de inglês no Youtube para incentivar os alunos de escolas públicas a aprender a língua. Fui produzindo essas vídeos-aulas e o trabalho foi crescendo, alcançando cada vez mais o público, saímos do Youtube e criamos a plataforma www.voceaprendeagora.com. Hoje, o site disponibiliza várias aulas e oferece opções VIP de aprofundamento e certificação para os alunos.
No ano passado, a startup de levar o ensino de línguas para países da America do Sul foi convidada para participar do Fórum Econômico Mundial. O que você tirou dessa experiência?
Os envolvidos no Fórum Econômico Mundial ficaram sabendo da proposta do Você Aprende Agora, me convidaram para fundar um Hub de Global Shapers em Campo Grande (Global Shapers são os jovens que fazem parte do Fórum Econômico Mundial), em seguida, fui convidado para ir até Genebra participar de uma das reuniões do Fórum e daí em diante estive em alguns encontros, como o Encontro Anual dos Novos Campeões, na China. De todas as experiências, a mais marcante foi participar dos Objetivos do Milênio da ONU: 16 jovens do mundo todo foram selecionados para ir até a sede da Organização e juntos pensar maneiras de alcançar os Objetivos do Milênio com mais eficiência e gastando menos. Nessas viagens, conheci muitas pessoas que, assim como eu, querem transformar o mundo por meio do trabalho e dar acesso à educação de primeira classe as pessoas que não têm condições.
Você acredita que a atitude, comprometimento e ousadia foram fundamentais para o seu sucesso?
Eu acredito que alguns fatores são diferenciais e colaboram com o sucesso do Você Aprende Agora. Em primeiro lugar, a plataforma deve funcionar, e o que eu quero dizer com isso, um curso de inglês que se chama Você Aprende Agora precisa alcançar seu objetivo já na primeira aula. Se o aluno não entende o conteúdo no primeiro vídeo, ele não vai querer voltar pra assistir o segundo. Nós só chegamos ao nosso objetivo quando a pessoa aprende o que lhe foi passado, esse é o fator chave para o projeto dar certo. E o segundo é muito trabalho! Sem ter preguiça mesmo, porque produzir uma vídeo-aula é demorado. Temos que pensar o conteúdo, depois ele passa por um processo de curadoria, metodologia de ensino, então gravamos e o material precisa ser editado. Tudo isso exige muito esforço, o comprometimento é de segunda a segunda. Tudo o que você faz com amor, é muito melhor.
Qual a sua principal recomendação para quem deseja ser um empreendedor nos dias atuais?
Eu sempre falo três coisas nas minhas palestras: 1ª – faça o que você gosta e seja top no que você faz; 2ª – comece agora, porque não existe o momento perfeito, tem que ser agora; e 3ª – trabalhe com produtividade, não adianta trabalhar muito e não realizar as tarefas de forma produtiva. Aproveite o tempo.
Em sua opinião, existe um segredo para ser mais produtivo no dia a dia?
Sim, existem várias técnicas. Hoje, por exemplo, estou lendo “Trabalhe 4 horas por semana”, livro do Timothy Ferriss, no qual o autor defende que é preciso trabalhar somente quatro horas por semana. Embora eu não concorde com a ideia, quero entender como ele consegue ter sucesso profissional com uma carga horária tão reduzida. Desejo aplicar essas técnicas de produtividade na minha semana de trabalho de 60 horas. Hoje, o que eu faço é estabelecer metas, no começo do ano eu estabeleço minhas atividades, desmembro em meses, semanas, e então, faço listas diárias. Isso faz com que eu fique focado no que é importante. Não perca tempo com o que não é significativo!
Para você qual a importância dos relacionamentos e do networking para chegar ao sucesso atualmente?
É importantíssimo! Sempre foi e vai continuar sendo. Mas networking, eu acredito que não é apenas ir a um evento e entregar cartão para 10 pessoas. Essa rede de relacionamentos é criada quando você é honesto, disposto a ajudar as pessoas, proativo. Essa é a melhor maneira de fazer networking, criando laços.
Veja mais em: