7 de julho de 2015

Habilidades cruciais para 2020

Um estudo realizado pela empresa de recrutamento executivo CTPartners, com companhias de 24 países, mostra quais serão as habilidades mais importantes dos líderes em 2020.

Executivos brasileiros que ocupam atualmente cargos na diretoria e presidência de suas empresas, também contam o segredo para chegar ao auge da carreira profissional.

Presidente

O profissional que ocupar a função de presidente deverá ser um excelente comunicador e ouvinte. Sua liderança terá como base o conhecimento, intuição e a humildade, para escutar todos os lados, mesmo que discorde. Além disso, será preciso conhecer e adaptar-se a diversas culturas e cenários econômicos, calculando riscos, abraçando mudanças e questionando os modelos de negócios atuais.

“Além de todas as características que um líder de hoje já precisa ter, o presidente do futuro será avaliado por sua habilidade de se transformar e levar a empresa nesse caminho da mudança. A única certeza que temos é que, daqui a dez anos, o principal produto – ou serviço – das empresas não será o mesmo que é hoje”, disse o presidente da Ericsson, Sergio Quiroga, em entrevista a Você S/A.

Presidente do Conselho

O presidente do conselho será o responsável por garantir a disseminação de ideias e a transparência nas contas da organização. Para isso, ele precisará ter um perfil ético e estar conectado com o mundo, sempre atento as novas tecnologias e aos seus efeitos no segmento em que atua.

Sergio Rial, presidente do conselho administrativo do Santander, aconselha: “A qualidade de um debate no conselho está diretamente relacionada com a qualidade e a diversidade da experiência dos conselheiros. O papel do presidente é extrair o melhor de cada um, harmonizando e incentivando esse conflito permanente”.

Gestor de marketing

Suas habilidades não estarão mais restritas a fazer com que um produto se torne atraente para o público-alvo. Ele será o responsável por conquistar consumidores por meio de experiências personalizadas, utilizando informações coletadas dos canais digitais, e transformar os dados em vantagem competitiva para propor soluções inovadoras no mercado em que atua.

De acordo com Gabriela Onofre, da área de marketing e comunicação da P&G, “um executivo de marketing precisa ter capacidade de liderança, de se adaptar e de entender dados. Esta última é particularmente importante porque, ao compreender o mercado, você conseguirá fazer escolhas rapidamente e mudar de rumo no meio do processo se a resposta do consumidor não for boa”.

Gestor de RH

O líder de recursos humanos será o responsável por utilizar o recurso mais poderoso da companhia para atingir os objetivos estipulados: as pessoas. Para alcançar as metas, esse profissional deverá aprender a utilizar análises e dados para criar recomendações estratégicas de seleção, ter uma visão multicultural que seja capaz de atrair, cultivar e inspirar funcionários no mundo todo. Além de construir um ambiente interno baseado no respeito mútuo.

“O grande desafio da área é conseguir transformar aquele belo planejamento em prática. É preciso entender do negócio e converter todo esse conhecimento que temos em forma de número em ações efetivas, para desenvolver as pessoas e criar uma cultura de sucesso e alto desempenho”, informou o executivo do RH da rede Sodexo, Rogério Bragherolli.

Gestor financeiro

O principal papel do gestor financeiro é ser o escudo do presidente, da diretoria e do conselho. Um profissional engajado em ampliar o desempenho da organização, reduzir custos e gerenciar riscos. Sua integridade pessoal será uma característica determinante para conquistar a confiança de investidores.

Para Tiago Azevedo, responsável pela área de finanças da Unilever, “é preciso capturar perspectivas diferentes e procurar oportunidades de negócio para a empresa. Um líder financeiro atrás de uma mesa fazendo planilhas não vai ser suficiente. Ele não pode deixar os números de lado, mas precisa entrar no negócio”, informa.

Gestor de TI

Será o responsável por criar, por meio de base de dados, uma vantagem competitiva para a empresa. Terá ainda a missão de defender e prevenir ataques virtuais de alto risco para o negócio.
Sem contar a necessidade de entender melhor as demandas e entregar soluções personalizadas para cada área.

De acordo com o CIO para América Latina da GM, Jorge Cordenonsi, “há cinco habilidades fundamentais: 1. ser bom comunicador para explicar a tecnologia em desenvolvimento; 2. administrar pessoas; 3. tirar um tempo para mergulhar no negócio; 4. conhecer e se interessar pelas tendências tecnológicas; e 5. entender que o executivo de TI é um agente de mudança e inovação”.

Para alcançar o topo, o profissional não deve descuidar de suas ambições e estar cada vez mais inserido nos negócios globais.

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