A importância de uma gestão operacional de eventos
O planejamento e a execução de um evento, desde a montagem até a finalização, depende da participação de diversas áreas e, com isso, surge a necessidade de uma área experiente com know-how para processos, negociações e tomadas de decisão: a gestão operacional.
1. Entendimento do evento
O primeiro passo em um processo de gestão operacional é entender o objetivo do evento que será organizado e, por isso, deve alinhar com o cliente quais são o público-alvo e nicho pretendidos, a verba disponível, o local, que tipo de staff que será necessário para o tipo de evento e como será feita a divulgação e, caso haja, a venda de ingressos.
2. Contratação de serviços
A pesquisa de fornecedores para um evento vai desde a iluminação e locação de cadeiras, até bufês e auditórios. Por essa razão, é imprescindível que o responsável levante preços e a relação custo-benefício para cada serviço com prestadores de confiança ou de boa indicação. Com uma gestão operacional experiente, esse trabalho é otimizado, uma vez que a prática e o conhecimento auxiliam no momento de escolher o fornecedor ideal para cada tipo de evento em um tempo menor.
3. Montagem do evento
Uma equipe experiente é essencial no momento da montagem, já que um detalhe esquecido ou um processo deixado de lado pode prejudicar o andamento do evento. Também é importante que a equipe esteja à par de todos os recursos oferecidos pelo local para ter um rendimento ainda maior e trazer resultados incríveis.
4. Atenção e monitoramento
Por fim, ao longo do evento, é de extrema importância que a equipe esteja preparada para antecipar e lidar com imprevistos. Nesse caso, a experiência e know-how são grandes diferenciais que podem evitar maiores problemas no decorrer do evento.
Sobre o Transamerica Expo Center
Você sabia que o Transamerica Expo Center oferece propostas personalizadas de gerenciamento e consultoria operacional para os eventos realizados na casa? Clique aqui e entenda nosso compromisso de oferecer atendimento personalizado, além de produtos e serviços de qualidade e com valores competitivos.
Veja mais em: