2 de maio de 2018

A importância dos wearables em eventos

O surgimento dos wearables trouxe grandes novidades e facilidades tanto para as pessoas quanto para as empresas. Esses dispositivos vestíveis oferecem soluções digitais por meio da coleta de dados e da integração com computadores, tablets ou smatphones. A sua funcionalidade tem conquistado consumidores em todo o mundo, fazendo com que o número de vendas desses acessórios aumente a cada ano.

Embora a popularização dos wearables tenha ocorrido mais fortemente no mundo esportivo, ele vem sendo utilizado em diversos segmentos. Prova disso é a crescente presença dos wearables em eventos. Eles contam com recursos que podem otimizar a gestão dos eventos e proporcionar experiências únicas aos participantes.

Neste post, nós reunimos alguns detalhes importantes para te ajudar a entender o que são os wearables e como eles podem ser utilizados em eventos.

O que são os wearables?

 Os wearables são dispositivos eletrônicos que podem ser utilizados como um acessório. O próprio nome em inglês já transmite a ideia de algo que pode ser vestido. Por isso, suas carcaças se assemelham a pulseiras, relógios ou óculos comuns. No entanto, as funções dos wearables vão muito além de marcar as horas ou servir como um item decorativo.

Eles possuem uma tecnologia que permite a integração via internet com outros dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones. Isso significa que os wearables são capazes, por exemplo, de captar informações do nosso corpo e enviá-las para outros aparelhos. Durante uma caminhada, os modelos esportivos podem registrar dados sobre o batimento cardíaco e a distância percorrida pela pessoa que estiver usando o acessório.

No geral, os sensores e recursos dos wearables oferecem uma gama de benefícios pertinentes à organização de tarefas pessoais e profissionais. Muitos especialistas ressaltam que o formato, a discrição e a praticidade desses dispositivos acabam tornando-os uma extensão de nossos corpos.

O mercado dos wearables

 O sucesso dos wearables possibilitou o desenvolvimento de um mercado voltado a essa tecnologia. Diversas empresas têm se empenhado na criação de softwares para esses aparelhos com o intuito de ampliar a sua funcionalidade. Como consequência, muitas companhias tem investido nesses acessórios eletrônicos a fim de criar novas formas de comunicação para os seus negócios.

De acordo com dados da IDC, só em 2017 foram vendidos cerca de 115 milhões de wearables em todo o mundo. Esse número representa um aumento de 10,3% em relação às vendas de 2016. A Apple é a grande líder do segmento, seguida por empresas como a Xiaomi e a Fitbit. A tendência é que esse mercado continue crescendo.

Os wearables em eventos

Os dispositivos vestíveis já mostraram que vieram para ficar e que podem ser utilizados para diversas finalidades. No segmento de eventos, a importância dos wearables já está clara para muitos organizadores. Eles têm investido nessa tecnologia com o intuito de otimizar a gestão de eventos e ainda desenvolver formas criativas de interação com o público.

Os wearables em eventos permitem que a organização colete, de forma instantânea, informações sobre os participantes e as integrem com plataformas de gestão. Já o público, pode, por exemplo, utilizar o dispositivo para definir suas atividades e se comunicar com a organização.

Por que utilizá-los em eventos?

As vantagens em relação ao uso de wearables em eventos inclui diferentes estágios do processo de organização. Para começar, os acessórios digitais podem substituir o ingresso de um evento e eliminar a etapa do credenciamento. Isso devido ao fato de as informações e a presença de cada participante poder ser registrada pelo dispositivo. Portanto, eles acabam com aquelas filas extensas.

Ao decorrer do evento, os organizadores podem utilizar os wearables para coletar dados importantes. Eles podem identificar, em tempo real, a quantidade de pessoas assistindo a uma palestra ou visitando um estande. Além disso, é possível verificar quanto tempo as pessoas permanecem em cada atividade, mapear as áreas com maior fluxo de visitantes e visualizar o grau de interação entre os participantes.

Essas informações são muito relevantes na gestão de eventos. Elas podem ser apresentadas aos patrocinadores e exploradas em campanhas e estratégias de marketing.

Interação e engajamento dos participantes

Além de colaborar com a gestão, a importância dos wearables em eventos engloba a experiência dos participantes. Os dispositivos podem vibrar, acender luzes ou emitir alertas sonoros, o que acaba aproximando o público ainda mais do evento. Basta saber usar esses recursos de forma estratégica! Quando estiver quase na hora de uma palestra de interesse do participante, por exemplo, a pulseira pode vibrar para lembrá-lo da atividade.

Outra vantagem diz respeito à interação entre os próprios participantes. Eles podem trocar contato de forma instantânea, sem a necessidade daquele tradicional cartãozinho de visitas. Trata-se de uma solução prática e sustentável!

Experiência imersiva

Grandes eventos, como shows e jogos esportivos, viram nos wearables uma forma de proporcionar experiências imersivas aos participantes. O festival de música Lollapaloza, por exemplo, já utiliza pulseiras digitais como ingresso. Isso facilita a entrada do público e permite que a organização tenha controle em relação ao fluxo nas áreas do evento.

Outro caso interessante é o dos shows da banda Coldplay. Em uma de suas últimas turnês, o público recebeu pulseiras que mudavam de cor em harmonia com o ritmo das músicas. A imersão gerou grande repercussão e se tornou uma referência sobre o uso de wearables em eventos.

Você já utilizou wearables em eventos? Conte nos comentários como foi a sua experiência.

 

Veja mais em:

Tags Relacionadas

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.