13 de novembro de 2018

Inspiração: 8 palcos para eventos corporativos

O palco principal de um evento corporativo precisa ser atrativo, mas não é só isso! Ele também deve transmitir a essência do tema abordado, sendo responsável por dar uma “cara” ao encontro. Por isso, é muito importante planejar o design do palco para que ele proporcione uma experiência inesquecível aos participantes.

Nós do Transamerica Expo Center reunimos aqui algumas inspirações de palcos para eventos corporativos, levando em conta aspectos como iluminação, decoração e inovação. Essas dicas podem ser muito valiosas para quem pretende envolver o público de uma forma única.

1. Palco com telões e painéis digitais

Uma forma de levar vida e dinamismo para o palco é por meio de um conjunto de telas multidimensionais. Elas podem ser utilizadas como banners digitais e apresentar conteúdos multimídia para impressionar e prender a atenção dos participantes. As telas widescreens são as mais recomendadas, mas podem ser combinadas com outros telões de diferentes formatos.

O palco do Conecta Imobi, evento realizado aqui no Transamerica, contou com um design que deixa bem claro o papel de imponência que as telas podem ocupar. Elas foram posicionadas para compor um cenário cheio de energia e, ao mesmo tempo, clean.

Foto: Room33

2. Simples, mas intimista e confortável

Para ser bonito e atrativo, um palco não precisa, necessariamente, ser grandioso e ter vários elementos de última tecnologia. A simplicidade e o minimalismo também são charmosos e cumprem uma função específica, além de ser uma alternativa mais econômica.

A combinação entre móveis, iluminação e imagens são capazes de tornar o ambiente mais intimista, transmitindo conforto aos participantes. Essa ideia foi utilizada no Congresso das Mulheres do Agronegócio como uma forma de aumentar a conexão entre o público e os palestrantes.

Foto: Abracomex

3. Palco com linhas e profundidade

O design de palcos para eventos corporativos também podem ter como recurso principal a combinação criativa entre linhas e iluminação para produzir um efeito de profundidade. No Empreenda sem Fronteiras 2017, essa junção deu origem a formas tridimensionais que agregaram um ar futurístico ao cenário.

A combinação entre o painel horizontal e o vertical também levaram mais dinamismo para o palco. Uma ótima maneira de permitir que o público visualizasse tanto o conteúdo da apresentação quanto as expressões do palestrante.

4. Palco com letras 3D

O uso de letras em 3D é uma tendência que começou há alguns anos e que é bastante utilizada até hoje. Geralmente, elas representam o nome do evento e são posicionadas abaixo de algum telão. Uma dica é que a cor das letras seja branca para que elas contrastem com as luzes coloridas.

Esse elemento cenográfico é frequentemente usado no Brasil e em várias outras partes do mundo. Um exemplo é o Pivot Summit 2016, um evento de tecnologia realizado na Austrália.

Foto: Microhire

5. Palcos para eventos corporativos: Elementos da natureza

Os palcos precisam exprimir a essência da empresa organizadora ou da ideia por trás da realização. Quando o tema estiver ligado à sustentabilidade, por exemplo, a presença da cor verde é obrigatória. E por que não decorar o palco com plantas ou elementos referentes ao meio ambiente?

Esse tipo de design proporciona uma atmosfera mais leve e acolhedora. Nesse caso, a combinação com os móveis precisa ser feita com bastante cautela para não deixar o cenário carregado de informação. A simplicidade também é o segredo aqui! O palco do In Good Company 2018, evento que reúne lideranças femininas, é um bom exemplo disso.

Foto: Monique.vc

6. Atmosfera única com projeção de luzes

A ambientação do palco só é completa se houver um bom jogo de luzes, criando atmosferas que reforcem a ideia do evento ou proporcionem uma experiência visual inesquecível aos participantes. Para isso, é preciso desenvolver o design do palco com a ajuda de um profissional de iluminação.

Dependendo do evento, vale muito a pena projetar imagens ou texturas no teto ou nas paredes ao redor para envolver o público por todos os lados. Isso faz com que as pessoas se sintam totalmente imergidas dentro daquele espaço e vivenciem o momento de forma mais intensa.

Auditório no Transamérica Expo Center

7. Palco inovador

Um palco inovador pode tornar a repercussão do evento ainda maior. A criatividade é ainda mais fundamental aqui, pois é preciso pensar em novos formatos para o palco, diferentes maneiras de dispor painéis digitais ou novas possibilidades para acomodar o público.

Em um evento da Microsoft no Estados Unidos, a tela principal do palco exibiu, ao vivo, ilustrações que estavam sendo feitas por meio do Microsoft Surface Pro. Já na palestra do Rodirgo Pimental, no Transamerica Expo Center, foi utilizado um palco-passarela centralizado e com o apoio de dois telões.

8. Palco humanizado

Embora eventos corporativos representem uma empresa ou algum segmento do mercado, isso não significa que ele precise ser impessoal. O palco é uma ótima maneira de humanizar a proposta do evento, utilizando um design que valorize pessoas e sentimentos.

A ideia é tangibilizar o tema do evento. Além disso, é preciso haver identificação, ou seja, fazer com que o público se reconheça ou se sensibilize, mesmo que inconscientemente, com os elementos do palco. No UP Global, a solução encontrada foi projetar fotos de pessoas nos telões.

Foto: Designworklife

O que você achou dessas sugestões de palcos para eventos corporativos? Conte nos comentários!

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.