28 de março de 2017

Entrevista: Deivison Pedroza – Liderança Sustentável

Deivison Pedroza é engenheiro mecânico, advogado, fundador e presidente da Verde Ghaia, maior empresa brasileira no segmento de monitoramento da Conformidade Legal Aplicável, com mais de 2.000 clientes no Brasil e mais 05 países, fundador e presidente do Instituto Oksigeno, OSCIP Federal, pioneira em projetos de Carboneutralização de emissores de CO2 em eventos sustentáveis.

Com mais de 20 anos de atuação nas áreas de gestão empresarial, Deivison é referência como palestrante e instrutor nas áreas de empreendedorismo, liderança, motivação e sustentabilidade. Em entrevista ao Transamerica Expo Center falará sobre Liderança Sustentável.

 

1) Qual o conceito de liderança sustentável?

A liderança sustentável, nada mais é que a relação equilibrada das questões econômicas, sociais e ambientais de determinada organização ou indivíduo.

O líder sustentável, deve ter em seu DNA a medida exata de crescimento econômico e do compromisso em não ferir as gerações futuras, com ações que possam provocar danos ao meio ambiente.

O Líder sustentável é visionário, empreendedor e acima de tudo um apaixonado pelo desenvolvimento da comunidade ao seu entorno. Ele acredita fielmente que a garantia de qualidade de vida de seus colaboradores e de um bom ambiente de trabalho são condições “sine qua non” para o crescimento de seu próprio negócio.

 

2) Como podemos definir os pilares da liderança sustentável?

A liderança sustentável tem em seus pilares centrais: a preservação do meio ambiente, a garantia de negócios economicamente justos e principalmente a valorização da sociedade de seu entorno.
Não se limitando a isso, um líder sustentável precisa ainda ter um viés de: simplicidade, comprometimento, capacidade de mudança, empreendedorismo e bom senso.

  

3) Quais são as características de um líder sustentável?

Um líder sustentável é acima de tudo um empreendedor. Ele sabe delegar e dar poder aos seus colaboradores. Um líder é acima de tudo um mentor que induz as pessoas a segui-lo, através de um caminho socialmente justo e altamente engajado.

Um líder sustentável é naturalmente simples, porém arrojado. Ele é comprometido com o seu negócio, mas também sabe valorizar as questões sociais e ambientais ao seu redor. Ele tem a habilidade de um camaleão, pronto para se adaptar as mudanças deste nosso mundo, altamente tecnológico e globalizado.

 

4) Como um líder pode incentivar sua equipe a praticar ações sustentáveis dentro e fora da organização?

Aplicando a máxima “Dama que é dama não diz que é, simplesmente é”. Ou seja, um líder sustentável não precisa dizer que é sustentável, e prova isso, no seu dia a dia, através de sua organização, de seu otimismo e de suas ações ambientalmente corretas e socialmente justas.

Um líder sustentável, deve mais do que tudo isso, fazer com que seus colaboradores “se vejam vivendo” todos os dias, buscando em sua equipe o encorajamento para a ‘auto’ motivação e para o verdadeiro propósito de mudanças em suas atividades.

 

5) Qual o impacto desse estilo de liderança nos negócios?

O trabalho passa a ser de construção e não de obrigação.

 

6) A liderança sustentável também implica em proporcionar benefícios que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores, como por exemplo, um bom ambiente de trabalho, participação nos lucros e bancos de ideias com premiações?

Sim. E mais do que isso, faz com que o colaborador se veja inserido no processo de crescimento da organização através de:

  • Paixão pelo ambiente de trabalho;
  • Uma visão clara da missão da organização;
  • Aumento da capacidade do colaborador de sonhar e de se projetar em cenários mais favoráveis dos que os atuais;
  • A transformação de um colaborador-solucionador de problemas e não o contrário;
  • O trabalho passa a ser de construção e não mais de obrigações.

 

7) A sustentabilidade tem sido foco de atenções no meio organizacional. O que levou as empresas a se interessarem tanto por esse tema?


O mundo está mudando rapidamente, ou mudamos agora ou teremos que correr atrás. O consumidor está mais engajado e as redes sociais agora são virtuais e altamente volúveis.

Por isso, as empresas estão aprendendo a valorizar e fidelizar seus clientes através de ações verdadeiramente sustentáveis.

Não podemos mais, sermos responsáveis pela motivação de nossos colaboradores, temos que guiá-los para um caminho socialmente responsável e economicamente viável.

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.