24 de outubro de 2016

Mariana Camardelli fala sobre Design de Experiência para Eventos

Mariana Camardelli é fundadora e diretora criativa da Altos Eventos, uma empresa de design de experiência para eventos. Apaixonada pelo tema e empreendedora, começou a estudar Design Estratégico e decidiu aplicar diversas ferramentas de Design de Serviços para desenhar experiências de eventos.

 

1) Como você estrutura os eventos que organiza?

Antes de pensar em qualquer tipo de estrutura de evento, utilizamos as metodologias de design thinking para entender o diagnóstico deste evento e a partir disso desenhar a melhor experiência para os usuários do mesmo. Acreditamos que não é possível pensar na estrutura do evento antes de conhecer as necessidades e expectativas das pessoas que irão participar, portanto, este é nosso primeiro passo sempre. Depois disso, começamos a desenhar a jornada que as pessoas irão viver durante nosso evento e só então partimos para a parte de produção dele.

 

2) Qual o principal desafio enfrentado na produção de eventos?

Hoje em dia enxergamos como maior desafio quando o nosso cliente insiste mais do que deveria na realização de alguma atividade do evento que não é necessariamente aquela que seu público mais gostaria de vivenciar. Isso causa uma dissonância entre o que queremos entregar e o que acabamos entregando, de fato, como experiência.

 

3) Na sua opinião, os organizadores de eventos estão muito engessados? Quais mudanças são necessárias na área de produção de eventos para encantar o público?

A maioria dos eventos que participo ainda é bastante engessado, sim. Isso acontece porque os produtores, na maioria das vezes, esquecem o usuário final. Pensar no cliente, nos patrocinadores, na logística e nos checklists e esquecer o que a pessoa que vem ao nosso evento está esperando, sentindo, contando como história do nosso evento é um erro muitas vezes cometido. O ponto de partida para começar a encantar qualquer público é colocar-se no lugar dele, entender o que ele espera e criar uma bela história a partir disso.

 

4) Frente ao atual cenário econômico, que ações estão tomando para manter a rentabilidade de seu negócio?

Estamos envolvidos em aulas e consultorias, que acabam demandando menos esforços de produção e conseguem atingir mais pessoas. De qualquer forma, felizmente, este cenário econômico não afetou a Altos Eventos, ainda bem!

 

5) Quais métodos você utiliza para desenvolver a criatividade e criar experiências únicas nos eventos?

Utilizamos metodologias de design thinking para desenhar e criar todos os nossos projetos. São ferramentas para analisar stakeholders, estudar personas, desenhar propostas de valor e a jornada final que será entregue ao usuário do evento.

 

6) Que dicas você gostaria de dar para quem deseja inovar nos eventos?

Comece a pensar prioritariamente no usuário do seu evento, pois é ele quem vai contar a história de sucesso do evento que você fez.

Veja mais em:

Tags Relacionadas

,

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.