Marketing 3.0: foco no ser humano
“A missão do marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”. Essa frase é de Philip Kotler, professor e escritor do livro Marketing 3.0 e considerado um dos pais do marketing moderno.
Já foram formulados vários conceitos nessa área: o marketing 1.0 tinha como foco o produto, no 2.0 o objetivo era atingir o consumidor e o 3.0 leva em consideração o ser humano. Nessa palestra, ele mostrou os princípios básicos dessa nova estratégia: ouvir os clientes, satisfazer suas necessidades, criar suas aspirações e, com isso, ajudar a melhorar o mundo em que vivemos.
Com essas noções em mente, é possível aplicar essas estratégias em vários tipos de mercados, principalmente no setor de eventos. Confira algumas idéias e exemplos desse conceito aplicados na prática nessa área.
Crie um caso de amor com o seu público
Nesse caso, a ideia é tocar o público pela qualidade e também pela emoção. O profissional precisa entender quais os problemas que afetam os clientes e elaborar campanhas relacionadas ao assunto. Ações que podem sensibilizar e ajudar a população de uma comunidade local, apoiar causas sociais e auxiliar na melhora da saúde das pessoas são atitudes que podem ser bem sucedidas no mercado. Por exemplo, o TELETOM é um evento em que concorrentes se unem por uma boa causa. Aqui, o que importa é ajudar o próximo sem pensar na concorrência. Isso humaniza a marca.
O cliente tem sua individualidade – respeite isso
Importante: conheça o seu público. O profissional de marketing deve saber quem é o cliente/consumidor da marca, quais são os desejos e as ambições dessas pessoas. Com essas informações em mãos, muitas empresas têm criado espaços destinados a um certo perfil de público, promovendo campanhas e até festas especiais para esses clientes. É o caso da Absolut que promove algumas baladas voltadas para consumidores específicos e oferece drinks com a cara do cliente.
Pense no meio ambiente
Algumas empresas têm se preocupado com o bem-estar dos consumidores, dos colaboradores e também com a preservação do meio ambiente. Atualmente, muitas delas investem em ações ambientais como usar uniformes com tecido de material pet nos eventos, produzir estandes da marca com materiais reciclados, incentivar a economia de água e energia no trabalho etc. Cada vez mais, o item “cuidar da natureza” deve fazer parte do planejamento de marketing de uma empresa.
Prestar serviços
Na área de eventos, a boa prestação de serviços é fundamental. O importante é promover ações de hospitalidade que mostrem que a empresa existe para servir e entender as necessidades de cada cliente. Nos eventos, é necessário criar espaços que ofereçam serviços exclusivos e que tragam comodidade ao visitante/cliente: camarotes, valets, visitas ao camarim, produtos exclusivos etc.
Além desses exemplos de práticas do Marketing 3.0, é importante ressaltar também que hoje não é só o profissional de marketing que constrói uma marca. Hoje os consumidores auxiliam na consolidação da empresa, dividindo elogios e até críticas nas redes sociais. Por isso, é necessário incluí-los na divulgação e monitorar essas ações durante os eventos.
Philipe Kotler: considerado um dos pais do marketing moderno (foto: Wikimedia Commons)
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