13 de fevereiro de 2019

As melhores técnicas para criar um evento no Facebook

O recurso de criar eventos no Facebook é uma ótima oportunidade de divulgação. Além de poder convidar o público-alvo, você consegue impulsionar a publicação para ela ganhar ainda mais visibilidade, aumentando o número de pessoas interessadas no evento.

Criar um um evento no Facebook é fácil, mas ele precisa ser desenvolvido de forma estratégica para alcançar e atrair as pessoas certas. Isso inclui, por exemplo, compartilhar conteúdo extra nas área de discussão e escolher uma foto boa para a capa. Legal, né?

Algumas regrinhas gerais para divulgar eventos

Antes de falarmos propriamente das técnicas para se criar um evento no Facebook, precisamos lembrar de algumas orientações gerais que são importantes nas fases de planejamento e divulgação. Aqui vão algumas regrinhas básicas que fazem toda a diferença:

  • Público segmentado: um evento precisa ter um público segmentado, ou seja, é preciso definir de forma clara qual é a faixa etária, área de atuação profissional, gênero ou interesses do público que você pretende alcançar.
  • Benefício: divulgue o que os participantes vão adquirir no evento. Quais são as vantagens oferecidas? Haverá a divulgação de algo inovador que poderá mudar a vida ou empresa das pessoas? Serão ensinadas novas técnicas profissionais? Pontue quais são os benefícios e divulgue-os.
  • Exclusividade: faça com que os convidados sintam-se especiais mostrando a eles que o evento é exclusivo e limitado. Enfatize que as inscrições são limitadas e anuncie quando as vagas estiverem se esgotando. Dessa forma, você vai criar a percepção de que o seu evento é uma oportunidade única e que deve ser aproveitada.
  • Mídias sociais: É fundamental fazer a divulgação no mundo digital. O Facebook, por exemplo, é uma das ferramentas ideais para isso, já que ele conta com o recurso de criar eventos e possibilita enviar convites aos usuários.

Além de levar em conta essas quatro regrinhas básicas, um bom evento no Facebook precisa ser estruturado com base em algumas técnicas capazes de garantir o sucesso da divulgação na rede social. Confira quais são elas:

1. Escolha uma capa atrativa e que represente bem o evento

A capa do evento ajuda a chamar a atenção dos usuários e a dar uma ideia sobre o estilo da conferência, show, palestra e etc. Por isso, é importante caprichar na arte e desenvolvê-la nas dimensões corretas para abrir em um bom tamanho tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. A dimensão indicada para esse tipo de imagem é 893×503 pixels.

Além da capa, você pode postar fotos no evento para mantê-lo ativo e incentivar a interação dos usuários. Vale compartilhar informações extras sobre a programação, como dados sobre os palestrantes e o cronograma de workshops. Ah, vale lembrar ainda que o Facebook aceita vídeos como capa.

2. Defina um nome curto e direto

Para deixar bem claro qual é o objetivo do evento que você criou no Facebook, escolha um nome curto e direto para ele. Não precisa adicionar data ou o local no título, pois essas informações estarão inseridas na área específica para isso. Portanto, não duplique as informações!

Um bom nome não estará escrito todo em caixa alta. Algumas pessoas até acham que isso chama a atenção, mas…não! Na verdade, isso faz com que os usuários desconfiem da legitimidade do evento, já que esse estilo de escrita não transmite profissionalismo.

3. Otimize o evento para ele ser encontrado com facilidade

Os eventos podem ser encontrados por meio do campo de pesquisa do Facebook, funcionando quase da mesma forma que a busca do Google.É por essa razão que você precisa criar um evento otimizado, ou seja, trabalhar bem palavras-chave que poderão ajudar os usuários a encontrá-lo na rede social.

Se você estiver organizando, por exemplo, uma feira gastronômica, garanta que o termo gastronomia esteja no título e que palavras relacionadas – cozinha, culinária, comida – estejam na descrição do evento.

4. Convide amigos antes de promover definitivamente o evento

Antes de sair enviando convites, peça para os seus amigos, equipe e envolvidos na organização para confirmarem presença no evento do Facebook. Isso porque os usuários costumam dar mais atenção aos eventos populares, aqueles que já tem muitas pessoas confirmadas.

Ao fazer isso, você cria a percepção de que o evento já é popular e esperado por muitas pessoas, despertando o interesse dos usuários da rede social. Essa estratégia é eficiente e bastante utilizada pelas equipes de marketing digital por trás da organização de palestras, conferências ou congressos.

5. Impulsione o evento no Facebook

Assim como os posts, os eventos também podem ser patrocinados. Quando você impulsiona um evento, a visibilidade dele aumenta substancialmente e, consequentemente, o número de pessoas confirmadas também.

A dica é: não faça um anúncio sem planejamento! É preciso definir os critérios de segmentação e orçamento da campanha para alcançar o público-alvo, evitando que o investimento seja em vão. Você pode, por exemplo, estipular o alcance geográfico e o perfil das pessoas que visualizarão o evento.

E como fazer a impulsão? Após criar um evento no Facebook, clique no botão “impulsionar evento” localizado no topo da página. Na sequência, será aberta uma caixa onde você vai poder configurar o anúncio fazendo todas as definições necessárias para uma campanha de sucesso.

Você tem alguma dúvida ou sugestões sobre como criar um evento no Facebook? Conte nos comentários.

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