Transamerica Expo Center

  • PT
  • EN
Blog Menu
  • Home
  • Gastronomia
  • Próximos Eventos
  • Localização
  • Infraestrutura
  • Tour Virtual
  • Onde se hospedar
  • Sobre a empresa
  • Fotos
  • Serviços
  • Parceiros
  • Blog
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Contato
Pesquisar
Tags
empreendedorismo (7) entrevista (31) Espaço para eventos (7) eventos (46) liderança (7) negócios (19) organização de eventos (7) São Paulo (32) Transamerica Expo Center (27) turismo (16)
24 de abril de 2018

O Mercado de Palestras no Brasil

O dom da fala quando aliada ao compartilhamento de experiências e ensinamentos pode se tornar um negócio lucrativo. O mercado de palestras tem crescido significativamente no Brasil, movimentando cerca de R$ 100 milhões por ano. No mundo todo, essa média pode chegar a US$ 12 bilhões.

A expansão do segmento tem gerado um grande número de pessoas interessadas em aperfeiçoar suas habilidades de oratória. No entanto, transformar-se em um palestrante de sucesso exige muito mais do que aperfeiçoamento. É necessário que o profissional seja uma referência dentro de uma área específica.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, nós reunimos as tendências do mercado de palestras e apresentamos o nome de personalidades do ramo.

As palestras no Brasil

Existem diversas empresas no país que prestam assessoria a palestrantes. De acordo com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, há cerca de 150 palestrantes por aqui que fazem parte de um seleto grupo que cobram entre R$ 20 mil e R$ 50 mil por pouco mais de uma hora de apresentação. Já o cachê de palestrantes não tão renomados gira em torno de R$ 5 mil.

A realidade era bem diferente há 10 anos. A quantidade de palestrantes de elite não passava de 20, enquanto os valores cobrados por eles era a metade do que é cobrado hoje. O que tem tornado esse segmento tão promissor?  Um dos principais motivos é o investimento crescente de empresas em treinamentos, cursos e seminários com o intuito de desenvolver suas equipes de profissionais.

Ao lado das palestras, o número de congressos e feiras de negócios também teve um aumento significativo. Entre a década de 1990 e o ano passado, a quantidade de eventos com esse perfil cresceu cinco vezes.

Perfil dos palestrantes

 Para se tornar um palestrante de renome, disputado pelos eventos e empresas e receber um tratamento glamoroso, é necessário um pouco mais do que ser um orador de excelência. Os profissionais com esse perfil, geralmente, tornaram-se palestrantes por terem alcançado um grande feito na vida. Isso inclui, por exemplo, o lançamento de um livro bastante vendido, a participação frequente em programas de rádio e televisão ou ter assumido cargos de grande importância.

Seja um palestrante renomado ou não, o importante é que a pessoa em posse do microfone seja capaz de transmitir informações úteis e, ao mesmo tempo, prender a atenção do público com uma dose de entretenimento. No entanto, as empresas que contratam esse tipo de serviço atualmente exigem muito mais do que isso. Elas esperam que o palestrante gere resultados para o negócio por meio de um discurso call to action.

Personalidades

 No Brasil, o mercado de palestras conta com nomes de peso. São personalidades que são referência em suas áreas e que cobram cachês altíssimos. Algumas dessas figuras são:

Mário Sérgio Cortella: O filósofo é um dos palestrantes mais conhecidos do Brasil, fazendo mais de 20 apresentações por mês. Em seus discursos, ele costuma falar de motivação, ética, religião e educação. Uma palestra do Cortella pode chegar a custar até R$ 60 mil.

Leila Navarro: Ela já foi declarada pela revista Veja como uma das melhores palestrantes do Brasil. As suas apresentações são focadas em resultados para as empresas, sempre tratando de assuntos relacionados à gestão de pessoas, empreendedorismo e liderança.

Max Gehringer: O ex-presidente da Pepsi e da Pullman ficou nacionalmente conhecido ao participar de quadros no Fantástico, da Rede Globo. Por meio de uma linguagem objetiva, ele aborda questões do mercado de trabalho e de gestão de negócios. Para levá-lo a sua empresa ou evento, é preciso investir, mais ou menos, R$ 30 mil.

Rodrigo Pimentel: Ele foi capitão do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE) e escreveu o livro que inspirou o filme Tropa de Elite. Em suas palestras, Pimentel compartilha histórias sobre sua experiência como militar e transmite ao público mensagens de superação.

Fernando Henrique Cardoso: Em suas apresentações, o sociólogo e ex-Presidente da República trata sobre o cenário político e socioeconômico do Brasil e também sobre políticas de combate às drogas. Para contratá-lo para uma palestra, é preciso desembolsar R$ 200 mil.

Veja mais em:

  • Negócios e Mercado

Compartilhe

Tags Relacionadas

Quer realizar seu evento?

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.

Contato

+55 (11) 5643-3000
faleexpo@transamerica.com.br

Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro - São Paulo, SP
04757-020 - Brasil
ASSOCIAÇÕES

©2025 - Transamerica Expo Center - Todos os direitos reservados.

  • Política de Privacidade
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Canal de Denúncias