Obras do Museu Afro Brasileiro são disponibilizadas digitalmente
Ao final de janeiro de 2016, o Museu Afro Brasil, uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, disponibilizou mais de 100 obras de sua coleção de forma digital em parceria com o Google Cultural Institute. A novidade dos museus virtuais possibilita que qualquer pessoa, independente de sua localização geográfica, visite, neste caso, o Museu Afro Brasileiro e aprecie a arte afro-brasileira através do Street View. É possível ainda, mover-se virtualmente no interior do espaço e através de suas exposições, selecionar obras de seu interesse e com um clique descobrir muito mais.
O trolley, equipamento especialmente desenvolvido para o Street View, capturou imagens em 360 graus de coleções pré-selecionadas, permitindo uma navegação em aproximadamente 10 mil m² de área expositiva. É possível conferir as exposições temporárias e as de longa duração, dispostas no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, do arquiteto Oscar Niemeyer, dentro do Parque Ibirapuera.
Objetos também compõem a mostra, utensílios de ofício rurais e urbanos, muito deles usados nos engenhos de açúcar e fazenda, realçam e reafirmam as contribuições dos negros para a tecnologia e ciência no país, tais como forjas de ferreiro, prensas de tabaco, mesas de lapidação, moendas de milho e outros instrumentos utilizados nos séculos XVIII e XIX.
“Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, exposição de grande sucesso de público que ficou em exibição por 2 anos e ganhou uma nova montagem no Dia da Consciência Negra em 2015, poderá ser visitada e apreciada de forma online, a qualquer dia e hora. Assim como a mostra “O Banzo, o Amor e a Cozinha de casa”, do artista Sidney Amaral, vencedora do Prêmio Funarte de Arte Negra 2012. Exposições temporárias como “Espírito da África – Os reis africanos”, do fotógrafo especialista em África, o austríaco Alfred Weidinger, passaram por uma curadoria especial para estarem disponíveis virtualmente. Além do acervo do Museu Afro Brasil.
O Museu
O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com administração da Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do fundador e atual Diretor Executivo Curatorial Emanoel Araujo, o espaço mostra aspectos culturais africanos e afro-brasileiros através de temas como arte, trabalho, religião, escravidão entre tantas outras características que registram a história e as influências africanas para a construção da sociedade brasileira. Atualmente, conta com 6 mil obras entre gravuras, fotografias, esculturas, pinturas, documentos, fotografias e peças etnológicas, de autores estrangeiros e brasileiros do século XVIII até os dias de hoje.
Google Cultural Institute
Através de parcerias, o Google Cultural Institute disponibiliza importantes obras culturais ao redor do mundo usando a internet e possibilitando através de ferramentas o acesso a cultura. Mais de 1000 instituições já fizeram parcerias com o Google Art Project, totalizando 6 milhões de vídeos, fotos, manuscritos e diversos documentos de história, cultura e arte disponíveis on-line.
Veja mais em: