Os 10 museus mais visitados de São Paulo
Museus nunca foram tão frequentados. Um levantamento realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos aponta que, somente no ano passado, mais de 3,2 milhões de pessoas visitaram os 10 museus mais populares da capital. Esse é o maior público da história das instituições.
Diversos fatores contribuíram para o número expressivo, entre eles os turistas que vieram para a Copa do Mundo e os orçamentos que permitiram grandes exposições.
A seguir, confira o ranking e as características de cada um dos estabelecimentos.
1 – Museu da Imagem e do Som (MIS)
O recordista de público, com 603.197 visitas. O MIS foi fundado em maio de 1970 e preserva em seu acervo obras de cinema, vídeos, fotos e músicas com documentação histórica. A exposição de maior sucesso no ano foi a mostra sobre o seriado Castelo Rá-Tim-Bum.
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Foto: Maisindaiá
2 – Catavento Cultural e Educacional
O museu de ciência e tecnologia para crianças e adolescentes, que alia diversão e conhecimento, atraiu 509.177 pessoas em 2014. Inaugurado há 6 anos, o Catavento possui instalações permanentes e seu público é formado majoritariamente por grupos de escolas.
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº – Brás
Foto: Maisindaiá
3 – Pinacoteca do Estado de São Paulo
Exatas 425.575 pessoas passaram pela Pinacoteca, que ocupa o 3º lugar no ranking. Além de seu excelente acervo permanente, com 100 mil obras de artistas como Tarsila do Amaral e Auguste Rodin, as gigantescas esculturas do artista Ron Mueck foram motivo para as visitas.
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz
Foto: Maisindaiá
4 – Museu do Futebol
O museu dentro do Pacaembu recebeu 419.363 visitantes no ano passado. Seu acervo é dividido em três eixos: emoção, história e diversão. Os visitantes encontram exposições de artigos de torcida, vídeos, imagens em movimento, narrações e até um jogo interativo.
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu
Foto: Maisindaiá
5 – Museu da Língua Portuguesa
Um dos museus mais frequentados do Brasil. Em 2014, 386.789 pessoas passaram pela instituição, que apresenta conteúdos com interatividade e tecnologia: vídeos, salas com projeção de imagens e textos, além de jogos eletrônicos didáticos. O local também abriga a Árvore da Palavra, escultura de 16 metros criada por Rafic Farah.
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz
Foto: Maisindaiá
6 – Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
O cartão postal da capital é também um dos principais museus do hemisfério sul. Ele está na lista de atrações turísticas mais frequentadas de São Paulo e ocupa o 6º lugar com 288.883 visitas. Grandes nomes da pintura como Cândido Portinari e Picasso compõem o acervo do Masp.
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Foto: Maisindaiá
7 – Museu Afro Brasil
Em 2014, 209.097 turistas conferiram as obras do museu, que representa a cultura africana e afro-brasileira. Pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e peças etnológicas de autores nacionais e internacionais compõem o acervo de mais de 5 mil peças.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10 – Ibirapuera
Foto: Maisindaiá
8 – Museu da Casa Brasileira
O único museu brasileiro especializado em design e arquitetura recebeu 150.472 visitas. Abrigado em uma mansão da década de 1940, o local é o endereço permanente de móveis dos séculos 17 a 20, peças em cobre, objetos em bronze, além da escultura do busto de Renata Crespi, do escultor Victor Brecheret.
Endereço: Avenida Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
9 – Casa das Rosas
Um espaço no coração da capital destinado à manifestações culturais, poesia e literatura. 116.487 visitantes passaram pela instituição, que privilegia a difusão da liberdade artística por meio de iniciativas como recitais, lançamentos de livros, saraus, exposições e peças de teatro.
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista
Foto: Maisindaiá
10 – Museu da Imigração do Estado de São Paulo
O principal local de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil nos séculos 19 e 20 recebeu 94.781 visitações. Também conhecido como ‘Memorial do Imigrante’, o museu reúne histórias que continuam vivas por meio de depoimentos, fotos, documentos e jornais.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Foto: Maisindaiá
Veja mais em: