24 de julho de 2018

Os principais indicadores para medir os resultados de um evento

Como demonstrar aos patrocinadores e participantes que o seu evento foi um sucesso? Esse é um dos desafios enfrentados pelos gestores de eventos que pode ser facilmente solucionado com a ajuda dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPI). Por meio deles é possível mensurar não só os resultados financeiros do evento, mas também aspectos operacionais, como a taxa de conversão e as impressões dos participantes.

Hoje em dia, com a forte presença de ferramentas digitais na organização de eventos, os gestores e produtores precisam estabelecer indicadores que vão além da identificação do número de participantes ou de vendas. Isso significa que é preciso levar em conta marcadores relacionados às estratégias praticadas no ambiente digital. Para ficar mais claro, nós listamos a seguir os principais indicadores que você precisa considerar na hora de medir os resultados de um evento.

Taxa de conversão

Quantas pessoas acessam o site do seu evento e quantas delas compram o ingresso para participar dele? Os números obtidos por meio dessa avaliação indicam o grau de eficiência do seu investimento em campanhas digitais para divulgar o evento, como o Google AdWords.

Quanto mais tráfego você conseguir gerar para a página, maiores serão as chances de conseguir transformar os usuários em participantes do evento. Caso o número de conversão seja baixo, será preciso reavaliar a estratégia de marketing digital para torná-la mais eficiente e conquistar mais participantes.

Número de participantes efetivos

Mensurar o número de participantes efetivos é outra forma de avaliar o sucesso do seu evento, ou seja, é preciso analisar quantas pessoas se inscreveram para o evento e quantas de fato compareceram no dia ou nos dias de sua realização. Essa estatística é importante porque ela indica se há ou não uma discrepância entre o número de inscritos e de participantes. Quando a diferença for significativa, os organizadores precisarão se questionar sobre os métodos utilizados para atrair visitantes.

Para comparar esses números de maneira precisa, o evento precisa contar com um credenciamento eficiente. Clique aqui para conhecer algumas dicas sobre como realizar um bom credenciamento em eventos.

Redes sociais

A divulgação do evento foi bem desenvolvida nas redes sociais? Uma boa estratégia no Facebook, Instagram, Twitter e demais plataformas é responsável por moldar a imagem que os usuários têm sobre o seu evento. Além disso, é possível estabelecer indicadores nas redes sociais para saber o que andam falando sobre ele.

Hashtags: Assim que começar a campanha de divulgação do evento, difunda uma #hashtag oficial. Ela pode ser utilizada como um KPI para quantificar e qualificar as menções feitas ao evento. Lembre-se de que a hashtag precisa ser simples e única.

Engajamento: Quantos likes e compartilhamentos têm os posts das redes sociais do seu evento? Mensurar esses números por meio de relatórios precisos é uma maneira de identificar o grau de ressonância do evento. Por isso, é fundamental investir na produção de conteúdos capazes de atrair a atenção dos usuários.

Leads qualificados

Quando se trata de feiras e exposições, é necessário ter como indicador de desempenho o número de leads qualificados. Isso porque esse tipo de evento costuma ter como objetivo prospectar clientes e consumidores para um produto ou serviço. Nesse caso, portanto, a quantidade de leads vai demonstrar se o evento foi ou não bem sucedido nessa missão.

Custo por aquisição (CPA)

Os eventos destinados à venda de determinados produtos precisam medir o custo por aquisição (CPA). Esse indicativo é responsável por demonstrar se todo o investimento financeiro em marketing foi eficiente ou não. Para fazer esse cálculo, basta dividir a quantia total gasta com as campanhas de venda pelo número de participantes/leads. Por meio do resultado dessa conta é possível obter uma média de quanto custou para conseguir conquistar cada participante ou lead qualificado. Portanto, quanto menor for o custo por aquisição, mais bem sucedido poderá ser considerado o evento.

Retorno sobre investimento (ROI)

O ROI é um indicativo financeiro capaz de revelar quão lucrativo foi o evento. Para realizar essa conta, o gestores precisam totalizar o lucro líquido e subtrair o valor investido, por exemplo, em campanhas de marketing. Dependendo do resultado obtido, será possível saber se deverá ou não haver mudanças nas estratégias da próxima edição do evento.

Feedback

O feedback dos participantes é um dos indicadores mais importantes na hora de medir os resultados de um evento. Conhecer os pontos positivos e negativos da organização e analisar a repercussão do evento são alguns dos benefícios proporcionados pela mensuração quantitativa e qualitativa das impressões dos participantes.

Existem diversos recursos disponíveis para a obtenção dessas informações, como aplicativos e e-mail marketing. Clique aqui para saber mais sobre a importância do feedback em eventos.

Você conhece outros indicadores que podem ser utilizados para medir os resultados de um evento? Conte nos comentários!

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