13 de dezembro de 2012

Pesquisa aponta crescimento do mercado de congressos

          

Uma pesquisa chamada “O mercado de congressos no Brasil”, realizada pela Eventos Expo Editora, fez um levantamento do setor nos últimos 10 anos e apontou um crescimento considerável desse tipo de evento no Brasil. Para a realização do estudo, foi formulado um questionário com 70 perguntas sobre a área e aproximadamente 84 associações foram entrevistadas – entidades que reúnem empresas e profissionais dos segmentos médicos, comercial, filantrópico, militar e outros.

Segundo a Eventos Expo Editora, a análise fez um grande panorama do setor. Os resultados foram positivos: em 2011, o setor de congressos e eventos faturou aproximadamente 32 bilhões de reais e cresceu 68% no período.

Atualmente, esses eventos já representam 56% do faturamento das companhias áreas e 56% do turismo brasileiro. De acordo com a pesquisa, 75% das empresas que promovem congressos são nacionais e 70% têm orçamento menor que 500 mil reais. Dessas companhias, 53% realizam eventos no país e as principais cidades procuradas para a promoção desses congressos são Rio de Janeiro e São Paulo. A análise aponta ainda que São Paulo continua na liderança em relação ao número de eventos.

Uma informação curiosa é que 35% das entidades realizam o seu próprio evento e não utilizam os serviços de agências especializadas para a organização dos congressos. A pesquisa apontou também que o segundo semestre sempre concentra mais eventos. Os meses de outubro (30%) e setembro (17%) são os preferidos das empresas. Já os meses de dezembro, janeiro e fevereiro quase não possuem eventos agendados. Para a Eventos Expo Editora, esses meses apresentam dificuldades no agendamento devido a falta de uma data fixa para o carnaval.

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.