Pesquisa aponta crescimento do mercado de congressos
Uma pesquisa chamada “O mercado de congressos no Brasil”, realizada pela Eventos Expo Editora, fez um levantamento do setor nos últimos 10 anos e apontou um crescimento considerável desse tipo de evento no Brasil. Para a realização do estudo, foi formulado um questionário com 70 perguntas sobre a área e aproximadamente 84 associações foram entrevistadas – entidades que reúnem empresas e profissionais dos segmentos médicos, comercial, filantrópico, militar e outros.
Segundo a Eventos Expo Editora, a análise fez um grande panorama do setor. Os resultados foram positivos: em 2011, o setor de congressos e eventos faturou aproximadamente 32 bilhões de reais e cresceu 68% no período.
Atualmente, esses eventos já representam 56% do faturamento das companhias áreas e 56% do turismo brasileiro. De acordo com a pesquisa, 75% das empresas que promovem congressos são nacionais e 70% têm orçamento menor que 500 mil reais. Dessas companhias, 53% realizam eventos no país e as principais cidades procuradas para a promoção desses congressos são Rio de Janeiro e São Paulo. A análise aponta ainda que São Paulo continua na liderança em relação ao número de eventos.
Uma informação curiosa é que 35% das entidades realizam o seu próprio evento e não utilizam os serviços de agências especializadas para a organização dos congressos. A pesquisa apontou também que o segundo semestre sempre concentra mais eventos. Os meses de outubro (30%) e setembro (17%) são os preferidos das empresas. Já os meses de dezembro, janeiro e fevereiro quase não possuem eventos agendados. Para a Eventos Expo Editora, esses meses apresentam dificuldades no agendamento devido a falta de uma data fixa para o carnaval.
Veja mais em: