23 de maio de 2017

ROI de eventos corporativos: conheça todas as variáveis

O ROI (sigla para Return on Investment) é uma análise dos retornos financeiros de uma ação – no caso da matéria de hoje, iremos explicar como calcular o ROI de eventos corporativos. É ele quem indicará quais foram os resultados alcançados e apontar se o evento atingiu as expectativas e se o investimento valeu a pena.

ROI de eventos corporativos = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Porém, levar em conta apenas os investimentos financeiros e o número de vendas que o evento trouxe, fazendo esta simples conta de divisão do lucro líquido pelos custos, não é o suficiente para calcular qual foi o ROI de um evento corporativo de maneira mais abrangente. Outros fatores devem ser levados em consideração e é isso que explicaremos a seguir.

Tome nota:

 

O evento captou novos clientes?

A primeira pergunta que deve ser respondida é se o evento corporativo captou novos clientes e quantas oportunidades foram captadas. Neste caso, a captação de clientes está diretamente ligada às outras métricas que iremos apresentar a seguir, pois de nada adianta fazer um formulário para colher o contato dos participantes se eles não tiveram uma boa experiência com o evento e com a sua empresa ou produtos apresentados por ela.

 

O evento promoveu conhecimento?

Vamos ser sinceros, nem todos os participantes de eventos estão ali para conhecer um novo produto, eles estão ali também para aprender mais sobre o mercado em que aquele produto ou serviço está inserido.

Por isso, é muito importante mostrar além de apenas o produto, apresente aos participantes do evento toda a tecnologia por trás do que você está lançando, quais os diferenciais daquele produto e como ele impactará positivamente os participantes presentes. Faça-os ficarem envolvidos com seu produto, encante-os!

 

O participante interagiu com a empresa?

É muito importante saber se os participantes mostraram-se abertos a interações ou até mesmo se ali no evento tiveram algum tipo de interação com a empresa. Isso mostra o grau de interesse que o público teve com sua marca e qual será a probabilidade de eles negociarem futuramente com ela, algo que conta muito para calcular o ROI de eventos corporativos.

 

Os participantes ficaram satisfeitos com o evento?

Por último e mais importante é saber a real satisfação que os convidados do evento tiveram tanto com o evento como com a sua empresa e os produtos apresentados. Eles obtiveram conhecimento e investiram bem o tempo gasto no seu evento? Uma boa maneira de descobrir se eles gostaram do evento é fazendo uma pesquisa de satisfação online, você pode aprender a criar uma clicando aqui.

 

Lembre-se que não é tão simples mensurar o ROI, você deve levar em consideração a experiência que os participantes tiveram na hora de calcular o ROI de eventos corporativos.

Veja mais em:

Tags Relacionadas

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.