Saiba como identificar o perfil e as habilidades dos seus funcionários
Identificar os perfis dos seus funcionários é essencial para que o seu negócio se destaque em meio a acirrada concorrência. Mesmo que a empresa seja pequena, busque conhecer as competências dos seus colaboradores e tente extrair o melhor de cada um de acordo com a estratégia da instituição. Confira algumas dicas!
Primeiramente, ao definir a estratégia da empresa, também determine quais os comportamentos que deseja de seus funcionários para que ela funcione. Esses comportamentos, principalmente dos gestores, são peças-chave da cultura organizacional – que vai garantir o sucesso de tudo o que planejar.
Em segundo lugar, avalie seus colaboradores procurando dividir as competências em alguns pontos: conhecimento, habilidade, comportamento e aptidão. Todos esses quesitos definirão o perfil dos funcionários. Não se esqueça de colocar cada colaborador nas funções que estiverem de acordo com o perfil individual traçado e que o permita desenvolver as competências para um cargo que você gostaria que ele assumisse posteriormente.
Se estiver disposto a investir mais nessa área de gestão, contrate um profissional para auxiliá-lo, existem muitas consultorias sérias no mercado. Enquanto não puder usar esses serviços, procure avaliar o conhecimento de seu funcionário por meio da formação e experiência dele.
Para os extrovertidos, dê preferência para tarefas em que possam interagir com muitas pessoas e dialogar. Opte por colocar os introvertidos em áreas que exijam concentração e conhecimento profundo: finanças, contabilidade e desenvolvimento de produtos.
Nos trabalhos em equipe, procure colocar pessoas com perfis semelhantes para trabalharem juntas. Quando precisar de diversidade de ideias e vários pontos de vista, mistures os perfis.
Respeite seus funcionários e incentive-os a dar o seu melhor, alçando voos mais altos. Assim, sua organização chegará a resultados cada vez mais satisfatórios.
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