4 de novembro de 2014

São Paulo é a cidade mais influente da América Latina

São Paulo é uma das cidades mais influentes do Mundo

De acordo com um estudo elaborado pela Chapman University e Civil Service College de Cingapura, São Paulo é a metrópole mais influente da América Latina.

A capital paulista ocupa o 23º lugar no ranking das megacidades e ultrapassou as latino-americanas Cidade do México e Buenos Aires, que ficaram nas posições 41 e 44, respectivamente.

Londres, Nova York, Paris, Cingapura e Tóquio encabeçam a lista, que avaliou 50 metrópoles de todo o mundo em oito quesitos: tecnologia e mídia, conectividade aérea, diversidade, investimento estrangeiro direto, sedes de empresas, produção de serviços, serviços financeiros e dominação industrial.

“São Paulo é o coração econômico da maior economia da América do Sul e tem a maior bolsa de valores (da região)”, disse a publicação.

A pesquisa destacou também que a capital possui a maior diversidade racial no país – e possivelmente de toda a América do Sul – além da maior comunidade japonesa do mundo, com 600 mil imigrantes.

No entanto, apontou que o número de estrangeiros ainda é pequeno. Menos de 1% dos seus 20 milhões de habitantes são de outra nacionalidade.

 

Fatores de peso

As cidades globais se sobressaem pela eficiência e não primariamente pelo seu tamanho. Sua relação com a língua inglesa é outro fator predominante.

O estudo afirma ainda que muitas cidades em desenvolvimento crescem aproximadamente três vezes mais do que as de países de alta renda. Porém, ainda que a América Latina conte com diversas megacidades, nenhuma está próxima das dez melhores.

Isso acontece por causa da localização geográfica, que está geralmente muito distante dos polos econômicos do leste da Ásia, Europa e América do Norte – com exceção da Cidade do México.

A dificuldade de alcançar as cidades da América do Sul por meio de voos diretos – em particular os que vêm do leste da Ásia – também é um fator prejudicial.

 

Tecnologia

São Paulo também aparece em um ranking citado no relatório que avalia os melhores lugares para começar um negócio no ramo da tecnologia. A capital conquistou o 13º posto entre os 20 lugares com melhor ambiente para o surgimento de novas companhias tecnológicas.

Santiago – capital do Chile – ocupa a 20º posição e finaliza as cidades latino-americanas no ranking. Lideram o índice o Vale do Silício, Tel Aviv, Los Angeles, Seattle e Nova York.

Veja mais em:

Deixe seus dados para saber mais detalhes

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.