São Paulo recebe exposição de Frida Kahlo
Depois de receber obras de Salvador Dalí, Joan Miró e Ron Mueck, a capital paulista será o endereço de mais uma atração cultural inédita: a exposição ‘Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México’. A mostra estará em cartaz no Instituto Tomie Ohtake de 27 de setembro a 10 de janeiro de 2016 e os ingressos já estão à venda.
A exposição é composta por cerca de 100 obras de artistas como María Izquierdo, Leonora Carrington, Lola Álvares Bravo e Remedios Varo, todas nascidas ou radicadas no México. Orçado em 9,5 milhões, o projeto traz ao país a oportunidade de receber quadros de surrealistas reconhecidas.
Os trabalhos foram emprestados de 48 coleções privadas e particulares. As mais de vinte peças da pintora Frida Kahlo (1907 – 1954) serão exibidas pela primeira vez no Brasil – sete delas são autorretratos e revelam o máximo de seu universo simbólico.
Em um deles, enigmático, ela carrega o marido, Diego Rivera, nos braços, enquanto um cachorro da raça xoloitzcuintle – considerado ‘mágico’ desde os astecas –, descansa ao seu lado. Em outro, Frida se retrata rodeada de macacos. Segundo a pesquisadora e curadora da exposição Tereza Arcq, chimpanzés sempre simbolizaram erotismo na obra da artista.
A prática da autorrepresentação feminina marca a exposição e mostra como pode ser diferente o olhar de cada uma para si. Em 2016 o projeto também será apresentado na Caixa Cultural do Rio e na Caixa Cultural de Brasília.
‘Autorretrato con Monos’ – Frida Kahlo, 1943
‘Mis Sobrinas’ – María Izquierdo, 1940
‘El templo de la palabra’ – Leonora Carrington, 1954
‘Roulotte’ – Remedios Varo, 1955
Veja mais em: