Entrevista especial: Antônio Cruvinel fala sobre segurança em eventos
Com vasta experiência no ramo, o engenheiro especializado em Segurança do Trabalho em Eventos, Antonio Cruvinel, fala sobre a capacitação dos profissionais para atuar nesse segmento, a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e como o avanço da tecnologia tem colaborado para a organização e segurança de grandes eventos.
• O que deve ser levado em consideração na hora de contratar um profissional ou uma empresa de segurança do trabalho para um evento?
A experiência comprovada do profissional, tempo de atuação no mercado, referência comprovada em eventos pequenos, médios e grandes que são realizados no país. Nunca se deve escolher um profissional ou um escritório pelo preço e sim pelo comprometimento e envolvimento com o projeto.
• Como escolher o local ideal para realização de um grande evento?
No geral as características de segurança, escoamento, transporte, acessibilidade, entre outras características, devem ser levadas em conta para a escolha do local de realização do evento.
• Quais itens devem ser checados no local que vai acontecer o evento para que ninguém presente corra riscos?
Em primeiro lugar, é importante ter um Engenheiro de Segurança do Trabalho envolvido plenamente com o projeto. Este profissional deverá checar e implantar todas as condições ideais de segurança para a realização dos mais diversos tipos de evento. É fundamental a divulgação de todas as condições de segurança, transporte, alimentação, orientação de procedimentos de segurança e demais dados sobre o evento para todo o público.
Um público bem informado é o que garante tranquilidade para realização do evento.
• Quais são as normas que regem a concentração de público em eventos?
Os decretos Municipais, Estaduais, Federais regem a área de concentração de público, bem como as Normas Regulamentadoras existentes no país, que fornecem ótimo subsídio para os profissionais realizarem eventos com toda a segurança necessária.
Os decretos mais avançados são os do Estado de São Paulo, na área da Prefeitura de São Paulo temos o Decreto nº 49.969/2008, já na alçada do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo temos o Decreto 56.819/11 como referências de excelência em todo o Brasil.
• Qual a importância do uso dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) por esses profissionais? O uso desses equipamentos é obrigatório ou fica a critério do trabalhador?
Como determina a NR18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, todos os Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo são essenciais e imprescindíveis para a realização de montagens, desmontagens e operação de todas as estruturas presentes em geral nos eventos.
• Como o avanço da tecnologia tem colaborado para a organização e segurança de um grande evento?
Tem colaborado cada vez mais na divulgação de todas as questões de segurança, maior informação ao consumidor, aprimoramento do trabalho de controle por parte dos órgãos públicos encarregados das liberações de eventos, bem como o maior número de Engenheiros de Segurança do Trabalho atuando em todo o Brasil.
Veja mais em: