Sucesso: livros para executivos
Autonomia, liderança, sustentabilidade, sucesso, satisfação, crescimento: essas são algumas palavras escritas na lista de livros obrigatórios para executivos. As obras estão entre as mais lidas e foram indicadas por profissionais de administração e consultores da área de gestão. Conheça os livros que devem compor a biblioteca de todo empresário e líder de sucesso.
Empresas feitas para vencer
Jim Collins é considerado o guru da gestão. Com a obra “Empresas feitas para vencer”, o autor busca responder a seguinte pergunta: como transformar uma empresa boa em excelente. No livro, o escritor mostra “cases” de companhias com capital aberto e desempenho acima da média.
A Estratégia do Oceano Azul
Uma obra de referência para quem deseja adquirir experiência em estratégias. Segundo o professor Luis Lobão, da Fundação Dom Cabral e da consultora sênior DBM Brasil, o livro aborda alternativas de mercado, mostra casos de sucesso e aponta como solução para a empresa a busca por produtos e clientes diferenciados.
A Galáxia da Internet
Esse livro foi publicado em 2003 e ainda é referência para quem quer entender a sociedade permeada pela internet. O autor Manuel Castells aborda a história da web, o comércio eletrônico, a nova economia, os conceitos de comunidade e de sociedade em rede. Para o consultor e professor de marketing Everton Lopes Bonifácio, é uma ótima leitura para quem deseja entender o mundo hoje e compreender o futuro da sociedade.
Paixão por vencer
Um livro para profissionais de todos os níveis hierárquicos, de recém-formados a executivos de alto escalão. Ex-presidente-executivo da General Eletric, Jack Whelch escreve de maneira acessível, dá sugestões e ensina ao leitor assuntos importantes como liderança, contratações e o progresso na carreira.
O Verdadeiro Poder
O diretor da consultoria executiva 2GET Paulo Mendes recomenda essa obra para o executivo que tem interesse em administração. O escritor Vicente Falconi foi conselheiro de grandes empresas como AMBEV e Sadia. Ele aborda a experiência vivida nessas companhias entre 1997 e 2009. Mostra também pontos de sucesso que existem por trás do crescimento sustentável das empresas.
Delivering Happiness
A obra já esteve em primeiro lugar na lista de melhores livros sobre negócios do jornal The New York Times. Tony Hsieh, presidente-executivo da loja online Zappos, coloca nas páginas as experiências como empreendedor de sucesso. Ele traz iniciativas que deram certo na empresa: fazer com que todos os funcionários se tornassem responsáveis pelo atendimento ao consumidor, isso sem criar um departamento especializado para a função. Um dos conselhos do autor: manter a alegria e a satisfação dos integrantes do negócio.
O Líder Autêntico
Seguir o instinto e o ritmo interno: esses são conselhos apresentados pelos autores Bill George e Peter Sims. Eles entrevistaram 125 líderes e reuniram conteúdo que os ajudou a entender a essência do que é ser um líder. Segundo a consultora sênior da DBM Brasil Irene Azevedo, o livro é um guia para o leitor descobrir o líder que existe dentro dele.
Muito além da Hierarquia
Esse livro é recomendado pelo professor Luis Lobão, da Fundação Dom Cabral, e traz em suas páginas uma palavra essencial para o líder: autonomia. Segundo o autor Pedro Mandelli, os melhores resultados e a sustentabilidade do negócio são alcançados quando os colaboradores se tornam livres para atingir suas metas e desempenhar suas funções. A obra propõe que o gestor não se prenda a hierarquia e valorize as pessoas no ambiente de trabalho.
Fonte: Exame.com
Veja mais em: