Turismo Criativo: viagem além dos pontos turísticos
O Turismo Criativo é tendência no exterior e começa a despontar no Brasil. Trata-se de um conceito em que o turista é incentivado a conhecer as cidades visitadas de uma forma diferente, que vai além das visitas aos pontos turísticos convencionais. A ideia é que a pessoa vivencie experiências únicas e mergulhe na cultura local.
O novo segmento permite aprender música, pintura, costumes e a culinária local por meio de cursos, oficinas e outras atividades. A ideia é interagir emocional e socialmente com o ambiente para que se sinta como um morador da região.
Vários exemplos já estão sendo implantados pelo mundo, de acordo com a Rede de Turismo Criativo. Na Áustria, o turista pode realizar a Tour Swarovski, uma visita pela loja da famosa marca austríaca de joias de luxo, em que o visitante pode elaborar o seu próprio cartão-postal e ainda receber um colar de presente.
Em Paris, um programa oferece ao turista a oportunidade de cozinhar pratos tradicionais da cidade, como o croassaint e o macarron. Além de workshops de fotografia, em que o participante pode aprender técnicas fotográficas durante as caminhadas pelas ruas principais ou por lugares desconhecidos da Cidade Luz.
A Tailândia convida o turista a “descobrir o outro você” por meio de atividades que exploram as paisagens do país. Entre as opções, estão o treino de boxe tailandês, aulas de massagem tailandesa e lições sobre o cultivo de arroz à moda do país.
Ibiza, uma região com grande bagagem cultural, oferece aos visitantes cursos de body art e aquarelas, experiências com instrumentos musicais para crianças e adultos e também aulas de fotografia subaquática.
O Brasil não fica atrás nessa tendência. Porto Alegre, a primeira cidade brasileira a investir no Turismo Criativo, proporciona aos visitantes a oportunidade de aprender aulas de dança gaúcha, pintura acrílica com um dos principais artistas plásticos do Rio Grande do Sul – o pintor, desenhista, gravurista, professor e escultor Carlos Carrion de Britto. Já quem aprecia culinária, pode aprender a preparar o chimarrão e o tradicional churrasco da região.
O Turismo Criativo renova e valoriza as tradições e distribui a concentração turística pelo mundo. Em um futuro cada vez mais próximo, o turista não só viajará para os lugares famosos em altas temporadas, como também para pequenas e desconhecidas cidades.
Alguns sites especializados nesse serviço permitem aos viajantes incluir em seus roteiros cursos e experiências culturais de interesse pessoal e reservar sua participação.
Você já teve alguma experiência de Turismo Criativo? Conte para nós!
Veja mais em: