Viaje pelo centro histórico de São Paulo
A cidade mais populosa do Brasil é o endereço de construções clássicas e muitas histórias. Pelas ruas de São Paulo, você encontra magníficas estruturas arquitetônicas que contam a biografia da capital e enriquecem a paisagem.
Com inspiração na quarta arte, confira abaixo um roteiro para admirar obras que são verdadeiros cartões postais e que carregam detalhes preciosos da memória paulistana.
Caixa Cultural São Paulo
A antiga sede da Caixa Econômica Federal foi inaugurada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1939. A construção foi projetada pelo escritório Albuquerque & Longo e possui estilo característico das edificações públicas do Estado Novo.
Desde 1989, o edifício abriga a Caixa Cultural, espaço para realização de exposições e espetáculos de arte. A fachada se destaca por sua arquitetura clássica e imponente composta por pórtico jônico em granito negro.
Endereço: Praça da Sé, nº 111 – Centro, São Paulo
Foto: Agenda Cult São Paulo
Catedral da Sé
Um dos pontos mais famosos de São Paulo. A arquitetura da Catedral é basicamente neogótica, mas enquadra-se no ecletismo por possuir uma cúpula inspirada no movimento Renascentista. A obra foi projetada em 1912 pelo arquiteto alemão Maximilian Hehl e inaugurada em 1954, ainda incompleta.
Com capacidade para mais de 8 mil pessoas, a igreja possui 16 torres, 54 vitrais e abriga uma cripta abaixo do altar principal onde estão sepultados os bispos e arcebispos de São Paulo.
Endereço: Praça da Sé, s/nº – Sé, São Paulo
Foto: Vagner Campos/G1
Centro Cultural Banco do Brasil
O projeto da antiga sede do Banco do Brasil em São Paulo é assinado pelo arquiteto Hipólito Gustavo Pujol Júnior, professor falecido da Escola Politécnica.
Construído entre 1923 e 1927, o edifício de cinco andares tem estilo que combina elementos do neoclassicismo, da renascença italiana e do segundo reinado francês. Atualmente, o local é palco para cinema, teatro, auditório e grandes exposições.
Endereço: Rua Álvares Penteado, nº 112 – Centro, São Paulo
Foto: Guia de Mão
Edifício Martinelli
Seu nome é uma homenagem ao imigrante italiano Giuseppe Martinelli, que fez fortuna no Brasil. Quando foi inaugurado, no ano de 1929, o arranha-céu de 30 andares era o maior do mundo fora dos Estados Unidos.
O arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena, foi quem assinou o projeto, composto por estilos europeus que faziam sucesso na época. Todo o cimento da construção de 130 metros de altura era importado de países como Suécia e Noruega.
Endereço: Avenida São João, nº 35 – Centro, São Paulo
Foto: SP in foco
Estação da Luz
A estação foi construída em 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa e fazia a linha entre Jundiaí e Santos – de onde era exportado café. Sem conseguir atender a demanda, entre os anos 1895 e 1990 a companhia ergueu outra estação maior e mais suntuosa no mesmo lugar.
O projeto neoclássico foi criado pelo inglês Charles Henry Driver e hoje a estação é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô de São Paulo.
Endereço: Praça da Luz, nº 1 – Bom Retiro, São Paulo
Foto: Mistura Urbana
Mosteiro de São Bento
Com mais de 400 anos de história, o mosteiro é a quarta construção da ordem beneditina – presente no local desde 1600 – e um dos edifícios mais importantes da cidade.
Construído de 1910 a 1922 pelo arquiteto professor da Universidade Munique Richard Berndl, seu estilo dominante é o neorromântico e seu relógio é considerado o mais preciso da capital. A decoração interna do local possui autoria do monge holandês Dom Adelbert Gresnicht.
Endereço: Largo de São Bento, s/nº – Centro Velho, São Paulo
Foto: Mundo Blá
Solar da Marquesa
É a mais antiga construção paulistana da arquitetura residencial urbana. O local foi o lar da Marquesa de Santos por mais de 30 anos. Construído na segunda metade do século 18, sofreu várias reformas que criaram a atual fachada neoclássica.
No interior, encontram-se janelas arqueológicas e paredes que carregam as intervenções sofridas ao longo dos anos. É possível observar antigas técnicas como pau-a-pique e taipa de pilão, além de reformas modernas feitas em alvenaria e tijolo.
Endereço: Rua Roberto Simonsen, nº 136-B – Sé, São Paulo
Foto: São Paulo Bairros
Theatro Municipal de São Paulo
Pinturas em ouro, detalhes em relevo e majestosas escadarias fazem do teatro um dos cartões postais da capital. Seu estilo arquitetônico eclético se assemelha aos mais importantes teatros do mundo.
Projetado em 1903 pelos arquitetos Ramos de Azevedo, Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, a construção recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior possui traços renascentistas barrocos do século XVII. No interior, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores fazem os olhos brilharem.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº – República, São Paulo
Foto: Descomplicarte
Veja mais em: