Vila Madalena: roteiro de arte, cultura e diversão
Quando se pensa em bares, casas noturnas, festas, baladas e restaurantes descolados, o primeiro bairro de São Paulo que nos vem à mente é a Vila Madalena, reduto boêmio da cidade.
Separamos algumas dicas para você conhecer as opções culturais que este bairro proporciona, como as galerias de arte, lojinhas de design super descoladas, visitar as cafeterias e apreciar as artes em grafite que dão identidade ao bairro.
Passeio sensorial
A Vila Madalena é cercada por arte contemporânea em todas as partes e, por este tipo de arte ser subjetiva, ou seja, permitir várias interpretações diferentes, o passeio precisa ser feito de mente limpa e com o intuito de sentir o encantamento que a arte de rua, em suas mais variadas formas, pode causar. Gaste o tempo que for preciso para observar os grafites na rua e as galerias de arte contemporânea espalhadas nos arredores.
Um ótimo lugar para ter essa experiência é no famoso Beco do Batman, um ponto turístico da Vila Madalena sempre cheio de curiosos tirando fotos de seus muros decorados com cores e formas de vários artistas que deixaram seu estilo nas paredes do bairro. O local está em constante transformação e seus grafites recebem intervenções artísticas o tempo todo, a cada visita o lugar está de um jeito.
Galerias de arte
O bairro oferece muitas opções de galerias de arte super criativas e que estão sempre em busca de novos artistas e exploram muito a arte contemporânea paulistana. Um grande exemplo de um local aberto aos novos artistas é a Galeria Blau Projects, na rua Fradique Coutinho, que procura dar apoio e estímulo a artistas emergentes, além de explorar e promover múltiplas formas de expressão artística.
Também na rua Fradique Coutinho, a Toyo Art Design tem estreitado o intercâmbio da arte brasileira com a cultura oriental, asiática e do Leste Europeu. Além das exposições, a galeria também vende obras de arte de artistas plásticos e designers nativos ou descendentes das culturas que a galeria resgata.
Dica de almoço
Para quem vai ficar o dia passeando pelo bairro, uma boa opção de almoço é o Bar do Betinho, espaço super tradicional da Vila Madalena que mantém atividades desde 1952! Aos sábados é servida uma feijoada muito bem avaliada, mas o restaurante também possui opções de refeições mais leves para os dias quentes.
Aos amantes de frutos do mar, Vila Madalena oferece uma opção bem sui generes, a Peixaria Bar e Venda. Com ares de restaurante litorâneo, o espaço, como o nome já sugere, divide salões de venda de peixe com cadeiras de madeira e plástico na calçada.
Quem pensa em estender o passeio para um happy hour, opções não faltam na Vila Madalena! Aos amantes de boa música, o Umbabarauma oferece programação musical que passa por jazz, samba e choro, o cardápio tem grande variedade de petiscos (destacamos o hambúrguer caseiro temperado com chimichuri). O bar também conta com o exclusivo chopp artesanal Riopretana nas versões Pilsen, Ale e Black, além das cervejas tradicionais de garrafa
Nossa dica é: faça o passeio para conhecer o bairro todo em um sábado, sem pressa e com muita disposição. Aproveite para almoçar com calma em um dos restaurantes super bem avaliados da Vila Madalena e termine o dia tomando uma cerveja em algum dos barzinhos mais boêmios da cidade de São Paulo.
Compartilhe conosco suas dicas sobre a Vila Madalena!
Veja mais em: