Transamerica Expo Center

  • PT
  • EN
Blog Menu
  • Home
  • Gastronomia
  • Próximos Eventos
  • Localização
  • Infraestrutura
  • Tour Virtual
  • Onde se hospedar
  • Sobre a empresa
  • Fotos
  • Serviços
  • Parceiros
  • Blog
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Contato
Pesquisar
Tags
empreendedorismo (7) entrevista (31) Espaço para eventos (7) eventos (46) liderança (7) negócios (19) organização de eventos (7) São Paulo (32) Transamerica Expo Center (27) turismo (16)
15 de janeiro de 2019

Você sabe o que significa keynote? Descubra como escolher o ideal para o seu evento

No mundo dos eventos, é comum ouvirmos o termo keynote ou keynote speaker. De forma geral, ele se refere à “grande estrela” de uma conferência. A apresentação dele é realizada no maior auditório e no melhor horário, podendo ser na abertura ou encerramento do evento.

Mas, o que é preciso levar em consideração na hora de definir um grande nome para palestrar? Neste post, nós do Transamérica Expo Center explicamos o que significa keynote e ainda damos algumas dicas para você acertar na escolha.

O que significa Keynote?

O “keynote speaker” ou simplesmente keynote é o palestrante principal de uma conferência, feira ou exposição. Essa figura tem a missão de atrair o público, aumentando o número de participantes e despertando o interesse da mídia. Para isso, essa pessoa precisar ser fortemente conhecida em sua área, bem como ser portadora de um discurso inovador e cativante.

O keynote pode definir o sucesso do evento

A escolha do keynote tem um peso muito grande, podendo determinar o sucesso ou o fracasso do evento. Se você convidar um palestrante conhecido e respeitado nacionalmente, isso com certeza vai fazer com que as pessoas falem sobre a conferência: “Você viu que fulano vai estar em tal lugar no dia x?”.

O nome escolhido como keynote vai impactar diretamente nas campanhas de divulgação do evento. Mais do que isso, uma apresentação desse nível oferece a possibilidade de criar conteúdo para redes sociais (fotos, entrevistas, vídeos) ou mesmo de transmitir a palestra na íntegra e em tempo real via streaming. É uma ótima maneira de promover a sua marca!

Além de atrair participantes e causar um buzz, definir um palestrante renomado significa proporcionar uma experiência única ao público. Isso porque um verdadeiro keynote sabe se conectar com a audiência e mover as pessoas para ação.

Dicas para escolher o melhor keynote

1. Tema do evento

Tenha bem claro qual é a proposta do evento. Primeiramente, defina o tema da conferência para depois listar possíveis keynotes. O palestrante deve ser escolhido em função do tema e não o tema do evento ser escolhido em função do palestrante.

De nada adianta, por exemplo, contratar um keynote para dar um discurso motivacional em um evento de tecnologia. Nesse caso, o ideal seria convidar alguém da área, um profissional ou CEO reconhecido e que tenha alcançado grandes feitos em sua carreira.

2. Pesquisa

Depois de definido o tema, é hora de começar a levantar possíveis nomes para ocupar o papel de keynote speaker. Para isso, comece a pesquisa o mais cedo possível, já que as agendas desses palestrantes costumam estar sempre cheias.

Planejar tudo com antecedência também é importante para que haja tempo hábil de organizar a logística da contratação, incluindo hospedagem, alimentação e transporte do keynote. O recomendado é iniciar o contato com a assessoria do palestrante até um ano antes da data do evento.

3. Figuras renomadas

Até aqui, já deve estar bem claro para você o que significa keynote. Se sim, você já entendeu que para um palestrante ser classificado como tal ele deve ser famoso em algum sentido e dotado de prestígio.

O “grande nome” de um evento pode ser uma celebridade que está sempre na mídia. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma figura famosa e bastante procurada para palestras é a ex-primeira dama Michelle Obama.

O keynote da sua programação também pode ser alguém do mundo dos negócios, uma pessoas que é ou já foi responsável por uma grande empresa ou projeto. Cientistas, jornalistas e autores também costumam estrelar grandes conferências ou congressos. No Brasil, dois grandes exemplos nesse segmento são o filósofo Mário Sérgio Cortella e o historiador Leandro Karnal. Além disso, há os coachs, famosos por ministrarem palestras de cunho mais motivador e interativas.

4. Orçamento

Contratar palestrantes de grande reputação exige um investimento mais elevado. O seleto grupo de keynotes brasileiros podem cobrar entre R$ 20 mil e R$ 50 mil por hora de apresentação. Às vezes, esse valor pode ser maior dependendo do quão alta for a procura pelo palestrante.

É certo que quanto mais você investir em um nome de peso, maior será o número de pessoas interessadas em seu evento. Isso porque os mais caros são aqueles que atraem mais participantes. Portanto, se o seu interesse for levar uma grande estrela para seu evento, corra atrás de patrocínio o mais cedo possível e planeje bem o orçamento.

Ah, não se esqueça de que nada adianta contratar o palestrante mais caro do mundo se o perfil dele não for compatível com a proposta do seu evento. Mantenha sempre a coerência na hora de tomar as decisões!

Agora que você já sabe o que significa keynote, deixe suas perguntas nos comentários.

 

Veja mais em:

  • Negócios e Mercado

Compartilhe

Tags Relacionadas

keynote, keynote speaker, palestras

Quer realizar seu evento?

Surpreenda-se com a versatilidade, o dinamismo e a sofisticação que só o TEC pode proporcionar.

Contato

+55 (11) 5643-3000
faleexpo@transamerica.com.br

Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro - São Paulo, SP
04757-020 - Brasil
ASSOCIAÇÕES

©2025 - Transamerica Expo Center - Todos os direitos reservados.

  • Política de Privacidade
  • ESG
  • Perguntas Frequentes
  • Canal de Denúncias